Consultas

Especialidades Clínicas

Animais Silvestres

A clínica de animais silvestres vem crescendo a cada ano, os pets não convencionais são visitantes comuns nas salas de espera de clínicas e laboratórios que oferecem esse serviço especializado.

A especialização nessa área se faz indispensável para o atendimento de excelência, já que lidamos com diferentes espécies com suas particularidades anatomo-fisiológicas, além da necessidade de cuidados específicos em seu manejo nutricional e ambiental.

O atendimento a esses pacientes também exige conhecimento especializado para escolha de drogas e doses a serem aplicadas, assim como suas vias de acesso. Deste modo, falhas em alguns destes processos pode se tornar fatal.

Cardiologia

A cardiologia veterinária é uma especialidade do médico veterinário que envolve o estudo do sistema cardiovascular e suas patologias. Sendo uma área de atuação que está em verdadeiro progresso na medicina veterinária, graças ao o avanço dos meios diagnóstico.

O serviço de cardiologia do centro de Diagnóstico de Olho no Bicho é altamente preparado para atendimento das doenças cardiovasculares, sendo para um diagnóstico preciso ou para acompanhamento continuo de nossos profissionais.

Contamos com uma equipe especializada em cardiologia veterinária e também nos exames complementares, como: eletrocardiograma, eco-dopplercardiograma, mensuração da pressão arterial, holter e exames radiográficos, realizando assim um diagnóstico preciso das principais enfermidades cardiorrespiratórias.

Com um aumento significativo de pacientes na rotina de cardiologia veterinária, orientamos os proprietários aos principais sintomas que pode estar relacionados à problemas cardiorrespiratórios que incluem: cansaço fácil, falta de ar, língua azulada, tosse, aumento de volume abdominal, desmaio, intolerância ao exercício entre outros. Sendo observado qualquer um desses sintomas, indicamos procurar imediatamente o médico veterinário do seu animal.

Lembrando que para a realização dos exames listados acima ou consulta com o especialista o paciente deve estar acompanhado de solicitação do médico veterinário responsável.

Endocrinologia

Veterinários especializados que atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento de pacientes com doenças endócrinas, assim como a obesidade proporcionando o bem-estar animal.

Algumas doenças endócrinas acometem o cães e gatos, como a Diabettes mellitus que é facilmente diagnosticada através de exames laboratoriais com resultado rápido e preciso. Outras doenças como o Síndrome de Cushing e o Hipotireoidismo também podem ser diagnosticadas através de exames hormonais realizados através sangue e Ultrassom do abdômem e tireoide.

O tratamento é realizado com o acompanhamento do paciente com veterinário especialista e exames periódicos. Outra situação frequente é a obesidade animal que tem atingido grande parte da população de cães e gatos e deve ser acompanhada com cautela a fim de evitar algumas complicações, como as doenças cardio vasculares, alterações na coluna e até mesmo a Diabettes mellitus.

Oncologia

O aumento da longevidade dos animais contribuiu como um fator importante na incidência crescente nos casos de câncer. Paralelamente, a evolução da tecnologia permite um diagnostico preciso e precoce (como tomografia computadorizada) para terapias especificas em cada caso, aumentando assim expressivamente a possibilidade de cura.

Na De Olho no Bicho, as várias opções de tratamento são realizados por profissionais especializados que contam com apoio de frequentes exames laboratoriais e de imagem (Raio-X e Ultrassom) para o acompanhamento do paciente durante a terapia (quimioterapia, cirurgia, eletroquimioterapia e crioterapia).

Odontologia

Nossa equipe mantém o relacionamento de atendimento ao clínico geral e proprietário, por meio de relatórios ilustrados enviados em até 48h e canal direto para dúvidas e sugestões. Temos o compromisso em oferecer uma extensão ao atendimento clínico, servindo como braço direito do Médico Veterinário ao que tange a Odontologia Veterinária.

Cirurgias buço-maxilo-faciais
Permite a correção de fraturas de mandíbula e maxila, remoção de neoplasias, correções de fendas palatinas e muitas outras lesões em cavidade oral.

Cirurgias buço-maxilo-faciais
Permite a correção de fraturas de mandíbula e maxila, remoção de neoplasias, correções de fendas palatinas e muitas outras lesões em cavidade oral.

Ortodontia
A ortodontia utiliza aparelhos, braquetes, elásticos e expansores para corrigir os problemas de mordida em cães e gatos.

Ortodontia
A ortodontia utiliza aparelhos, braquetes, elásticos e expansores para corrigir os problemas de mordida em cães e gatos.

Prostodontia
Consiste nos tratamentos de reconstituições dentárias, por meio da utilização de coroas metálicas e outros materiais. Com isso, a função do dente é restabelecida.

Prostodontia
Consiste nos tratamentos de reconstituições dentárias, por meio da utilização de coroas metálicas e outros materiais. Com isso, a função do dente é restabelecida.

Endodontia
Também chamado de tratamento de canal, o tratamento endodôntico visa corrigir os problemas em dentes fraturas, eliminando a dor e a contaminação.

Endodontia
Também chamado de tratamento de canal, o tratamento endodôntico visa corrigir os problemas em dentes fraturas, eliminando a dor e a contaminação.

Periodontia
Conhecido de forma leiga como “limpeza de tártaro”, o Tratamento Periodontal é realizado com o uso de ultrassom, curetas, polimento dentário, retalhos muco-gengivais e enxertos ósseos.

Periodontia
Conhecido de forma leiga como “limpeza de tártaro”, o Tratamento Periodontal é realizado com o uso de ultrassom, curetas, polimento dentário, retalhos muco-gengivais e enxertos ósseos.

Exclusividade:
Exclusivo atendimento odontológico a animais silvestres e exóticos, como coelhos, roedores, ferrets, primatas, aves e répteis.

Oftalmologia

Veterinarios especializados em diagnostico e tratamento de doenças do globo ocular (úlcera de córnea, catarata, glaucoma, doenças da retina...) e pálpebras.

Para avaliar e tratar apropriadamente o paciente com doenças oftalmológicas, o veterinário deve ter o conhecimento preciso da anatomia oftálmica que é composta por mais de 10 estruturas. Essas estruturas podem ser avaliadas através de exames de imagem (Raio X, Ultrassom e Tomografia Computadorizada) e laboratoriais. As doenças oftalmológicas são úlceras de córnea, catarata, glaucoma, traumas, tumores, inflamações e infecções.

Dermatologia

A pele é o maior órgão dos mamíferos e constitui-se na barreira com o meio externo. As doenças dermatológicas correspondem à uma grande parcela no cotidiano da clínica de pequenos animais.
Diversas modalidades de enfermidades acometem os animais de companhia, a exemplo de dermatoses infecciosas, alérgicas, parasitárias, imunomediadas, endócrinas e carenciais, sendo que doenças em outros órgãos e sistemas podem também ocasionar reflexos cutâneos.

Os casos dermatológicos constituem uma grande parcela dos atendimentos nas clínicas de pequenos animais, no qual representam 25% a 30% das consultas veterinárias.

O sucesso no tratamento dermatológico está relacionado à utilização de terapia sistêmica e tópica, medidas profiláticas, correção da nutrição, e execução do tratamento pelo tutor.

A área de dermatologia veterinária exige constantes estudos, não somente pelo elevado número de casos clínicos, mas também pelos estudos e inovações que saem constantemente na medicina humana que podemos utilizar na medicina veterinária.

Nossa equipe oferece atendimento dermatológico clínico-cirúrgico, através de consulta e exames subsidiários específicos (exames parasitológico e citológico de pele, culturas bacteriana e micológica, biópsia e dermatopatológico).

Ortopedia

A ortopedia é capaz de tratar e auxiliar pets com as mais variadas patologias, complicações, fraturas, rupturas, degenerações e outras.
Os acidentes e ocorrências ortopédicas são geradas, na maioria dos casos, em função de acontecimentos corriqueiros como quedas e batidas. Embora não sejam graves ao ponto de tirar vidas, podem gerar alterações permanentes na estrutura corpórea, mobilidade e bem-estar dos pets, exemplificando a necessidade e importância da ortopedia canina.

As principais patologias e lesões tratáveis são:
1 - Doença degenerativa da cartilagem articular, a artrose é uma afecção cada vez mais presente na ortopedia, apresentando lesões em pontos como a coluna vertebral, joelho, coxofemoral e cotovelo;
2 - Degeneração da articulação da bacia com a cabeça do fêmur, a displasia coxofemoral em cães produz complicações na mobilidade do pet, dificultando sua caminhada, corrida e pulos;
3 - Normalmente acometida por uma ruptura crônica por fadiga progressiva das estruturas do joelho, a ruptura de ligamento cruzado, sem dúvidas, é uma das afecções mais presentes e estudadas na ortopedia veterinária;
4 - Conhecida como rótula em humanos, a patela é o que guia a ação do músculo do quadríceps na parte inferior da perna. Quando há luxação de patela em cães, as dores podem variar em graus, consequentemente adequando cada tratamento para cada situação concreta;
5 - Normalmente associadas a atropelamentos e quedas, as fraturas e traumas instigam o trabalho dos ortopedistas caninos através de diversos métodos que busquem o fortalecimento, reabilitação e flexibilidade dos músculos e movimentos afetados;
6 - Má formação dos componentes ósseos da articulação do cotovelo que resulta em um desnivelamento entre rádio e ulna ou tróclea malformada;
7 - Caracteriza-se pela atrofia muscular, encurtamento do membro dolorido e dor ao movimento passivo da articulação do quadril;
8 - Anormalidade de desenvolvimento de filhotes caracterizada após o nascimento, observada pelo hiperextensão das articulações dos joelhos e jarrete, além da articulação coxofemoral hiperfletida bilateral.

De Olho no Bicho ©2014: Todos os direitos reservados.